Quando você ouve a palavra "correnteza," o que faz você pensar? Talvez a água que desce de um rio? Essa é uma boa associação, porque é precisamente a razão pela qual a corrente elétrica recebeu esse nome. A corrente elétrica é muito semelhante a corrente de água, só que em vez de moléculas de água se movendo em uma direção, partículas carregadas se movem em condutor. Neste momento, vamos explorar o que exatamente é uma corrente elétrica, o que ela faz, e descubra que, ao contrário de uma corrente de água, corrente elétrica, nem sempre fluir em uma direção.Condutores
Os materiais que conduzem a energia, ou melhor, que permitem a passagem de cargas elétricas com facilidade, são chamados de condutores. Nos materiais condutores, os elétrons da última camada, também chamados de elétrons livres, estão fracamente ligados ao núcleo; dessa forma, podem ser arrancados facilmente dele. O ferro é um bom exemplo de um material condutor: ele possui apenas dois elétrons na última camada, que podem ser arrancados com facilidade do núcleo, por isso dizemos que ele é um bom condutor.Exemplo
Imaginamos uma esfera de cobre, inicialmente ela se encontra neutra, sem carga, se formos introduzindo elétrons um por um, esses elétrons passam a ficar o mais distante um do outro, pois no principio da atração e repulsão cargas de mesmo sinal se repelem, assim os elétrons se espalham por toda a extremidade da esfera.
Os materiais condutores são bastante utilizados no dia a dia, por exemplo: fios de eletricidade nos postes de luz, fios de energia das nossas casas, nas indústrias de eletroeletrônicos, etc.
Isolantes
Já os materiais que não conduzem eletricidade (não há movimento das cargas elétricas) são chamados de isolantes, ou seja, quando aplicamos uma diferença de potencial, não há movimento dos elétrons livres. Nesse caso, os elétrons da última camada, chamados elétrons livres, estão fortemente ligados ao núcleo.Exemplo
Imaginamos uma esfera de borracha, material isolante, se formos introduzindo elétrons esses elétrons não conseguem se espalha pela esfera.
Os materiais isolantes também são bastante utilizados, por exemplo, para encapar os fios de eletricidade.
Corrente Elétrica
Quando falamos de eletricidade, as partículas carregadas que estamos se referindo, são quase sempre os elétrons. Imagine uma barra de ferro, em uma ponta se introduz os elétrons e na outra se retira, temos então uma corrente, se fizermos um corte nessa barra e ficarmos contando quanto elétrons passam, podemos definir que corrente elétrica é a carga pelo tempo.Observação: O Sentindo convencional da corrente elétrica, é o contrário das cargas negativas.
i = Q = A
t
No Sistema Internacional a unidade de medida é o Ampere (A).
Exercícios de Aplicação
i = Q / t
i - Corrente Elétrica (Ampere)
Q - Carga Elétrica (Coloumb)
t - tempo (segundo)
1) Uma corrente elétrica de intensidade igual a 5 A percorre um fio condutor. Determine o valor da carga que passa através de uma secção transversal em 1 minuto.:
Resposta
i = 5A
Q = ?
Δt =1 minuto = 60 segundos
5 = Q/60 Q = 5.60 Q = 300C
i = Q / t
i - Corrente Elétrica (Ampere)
Q - Carga Elétrica (Coloumb)
t - tempo (segundo)
1) Uma corrente elétrica de intensidade igual a 5 A percorre um fio condutor. Determine o valor da carga que passa através de uma secção transversal em 1 minuto.:
Resposta
i = 5A
Q = ?
Δt =1 minuto = 60 segundos
5 = Q/60 Q = 5.60 Q = 300C
Fonte
http://www.alunosonline.com.br/fisica/materiais-condutores-isolantes.html
Comentários
Postar um comentário